segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Caros amigos,

No último sábado, a comunidade do grande ABC paulista recebeu a boa nova. Conforme noticiado pelo DIÁRIO DO GRANDE ABC, "Serra dá água a 220 mil pessoas". É difícil traçar a fronteira entre o trágico, o cômico e o patético quando analisamos o tipo de mensagem que este órgão de imprensa quis transmitir ao divulgar este assunto sob esta manchete. De qualquer forma, pelo menos a mais visível fronteira ultrapassada, foi a da ética jornalística. Esta, literalmente esculhambada por gente que quer fazer o leitor de idiota, tentando fazê-lo acreditar que Serra dá (e toma), como se fosse um deus. Como se a SABESP não fosse uma empresa que tem interesse em vender seu produto (que triplicou de preço desde a entrada da empresa em S.Bernardo) e que estivesse pagando o grande débito deixado na cidade por governos onde o PSDB mandou à vontade. Sem dúvida, a grande doação foi feita no ano passado, quando a SABESP, a multimunicipal, multiestadual e multinacional da água e esgoto publicou naquele jornal a mais volumosa e millionária campanha de propaganda que já se viu. Durante meses, o PSDBESP, opa, desculpem, a SABESP publicou propagandas de duas páginas inteiras e contínuas sobre a obra que estava em andamento no bairro do Alvarenga, esta que seria inaugurada pelo divino Serra, o homem que dá as coisas ao povo. Diz o ditado popular, "aqui se faz, aqui se paga". Sim, é assim mesmo que funciona. Serra fez e o DGABC pagou, mas com juros e dividendos. Foi promovido a deus, que tem o poder de dar ao povo por sua única vontade e infinita misericórdia. Afinal, democracia para quê? As parcerias entre governantes e imprensa resolvem todos os problemas. Vá descansar, José Serra. Hoje é sábado.

NELSON NISENBAUM
S.Bernardo do Campo, 12 de setembro de 2009.

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